quinta-feira, 13 de março de 2008

Hoje eu sei...

Acho este texto simplesmente demais... já tenho ele no meu orkut, mas acho ele tão lindo e foi tão importante para mim que decidi posta-lo neste meu outro espaço, para que mais pessoas possam conhece-lo ou quem sabe rele-lo, pois vale a pena.
É um texto da Monja Coen... apreciem... assim como eu sempre o reaprecio.
Paz e luz...

HOJE EU SEI
Hoje eu sei que a compaixão é capaz de transformar o mundo e transformar o ser.
Hoje eu sei que a compaixão pode ser desenvolvida, cultivada, que as áreas do cérebro responsáveis pela compaixão podem ser estimuladas.
Hoje eu sei que é possível "musculação de neurônios" através da meditação e do pensamento amoroso, terno, inclusivo, compreensivo, sábio.
Hoje eu sei que Buda se manifesta em cada ser que se entrega à bondade e ao Caminho do Bem, que é o Caminho Iluminado.
Hoje eu sei que a Verdade é o Caminho. A Verdade com "V" maiúsculo, onde tudo está incluso - até mesmo as mentiras.
Hoje eu sei que não sei, que não há nem mesmo um "eu" que sabe e não sabe.
Hoje eu sei que intersomos, interconectados com tudo que existe. Somos um só corpo e uma só vida. Estamos em rede. Na rede de Indra, feita de raios luminosos e em cada intersecção uma jóia recebendo e emitindo raios em todas as direções.
Hoje eu sei que somos co responsáveis pela realidade em que vivemos, pelo mundo em que estamos e que não adianta reclamar, é preciso agir para transformar.
Hoje eu sei que a juventude passa, os amores passam, a velhice passa, os desamores passam. Tudo é transitório e passageiro. O que se une inevitavelmente se separa. E assim é.
Hoje eu sei que a pessoa mais forte é aquela que se bende primeiro - assim como o bambu - flexível.
Hoje eu sei que a água é capaz de se moldar ao recipiente que a contém e que o gelo é duro e pode ferir. Então faço dos ensinamentos sagrados o sol que derrete o gelo e nos liberta de nossa própria frieza.
Hoje eu sei que é preciso sentir, que a indignação é uma alavanca para as grandes transformações e que as grandes transformações são feitas de pequenos gestos simples no dia a dia.
Hoje eu sei que palavras amorosas e ternas afetam as moléculas de água e que somos mais de 75% água. Então eu cuido do que falo, do que penso e como ajo.
Hoje eu sei que a mudança depende de mim, de cada um de nós. E que só há um caminho: ação amorosa e não violenta para resolver conflitos e atritos.
Hoje eu sei que a vida vale a pena ser vivida em sua plenitude deste instante eterno. E tudo que temos é este instante. Aqui e agora.
Mãos em prece
Monja Coen

Um comentário:

Unknown disse...

É o certo!

Eu já tinha lido o texto no teu perfil do orkut, tinha gostado muito, maaaas, lá não tem uma partezinha dizendo "Comente" rs...

Eu me identifico muito com as palavras da Monja Coen! Também acredito que temos uma essência búdica, espiritual... todos temos! O que acontece é que, muitas vezes, por não conhecermos a Verdade da Vida, não conseguimos manifestar essa potencialidade que está em nós! E podemos manifestar através da prática... (a tal "musculação de neurônios" que ela chamou). Somos responsáveis pela nossa vida... tudo depende de nós (nossos pensamentos, palavras emanadas, sentimentos, atitudes). Se cada um tentasse, fizesse uma experiência... todo dia pela manhã, ao acordar, já fazer mentalizações de agradecimento pela Vida, pela ótima noite que teve, pelas pessoas e coisas que "possui" em sua vida, pelo ótimo dia que vai ter... e ir "vigiando" a mente, para mantê-la sempre em uma vibração positiva ao longo do dia. Tentar fazer esse treinamento uma semana, duas... e ver as mudanças que vão acontecendo. Não é fácil no início... seguidamente podem surgir pensamentos negativos, ou pessoas que vêm falando negativamente... mas em momentos assim, imeditamente mude a vibração! Pense positivo, veja somente as partes positivas das pessoas, coisas e fatos... não critique... pratique atos de bondade... vá fazendo a tal "musculação"... isso com certeza se reflete em nosso dia-a-dia! E todos estamos nessa interconexão que ela fala... não apenas nós humanos, mas nós e todas as coisas do universo... com a plantinha, com a flor, com a árvore, com o cãozinho, o gato, o boi... com tudo! Já ouvi uma vez que "o ambiente é reflexo de nossa mente"... e realmente parece ser! E isso "comprova" essa idéia de interconexão. Com esses treinos, aos poucos vamos entrando em um sentimento natural, e não precisamos mais ficar preocupados em "controlar" nossos pensamentos, atitudes, sentimentos...

Com certeza a Vida vale a pena ser vivida em sua plenitude!! Temos que aproveitar o momento do "agora", que não é chamado de "presente" à toa... Viver e deixar viver... amar todas as formas de Vida! Somos como um "rádio"... se sintonizarmos uma estação negativa, o que nos será passado são coisas negativas (assim como se sintonizarmos uma rádio sertaneja, ouviremos músicas sertanejas)... e ao contrário, se sintonizarmos uma estação positiva, somente coisas positivas nos serão passadas! Vivamos nessa "rádio" de positividade... tenhamos consciência de que, tal qual o diamante, somos seres de infinito valor! E como o diamante (que primeiramente é coberto por uma "parede" escura), para nos tornarmos brilhantes, emanando aquela luz valiosa, precisamos ser lapidados... crescer com todos os acontecimentos da vida... dando um passo de cada vez pelo Caminho do Bem. É o certo! rs...

Beijocas, tudo de bom!!! Ótimo final de semana!!!

E como diz a Nic... Paz e Luz!!! :)