terça-feira, 5 de maio de 2009

O fim do amor??

Como diria Renato Russo em uma de suas letras: "Quem inventou o amor, me explica por favor"

Acredito que receberei críticas pelas minhas palavras, vai ver por passar a desacreditar ou pela minha nova visão pessimista do amor...

Confesso que amei muito nesta vida, e amei loucamente todas as vezes em que amei, me entreguei total... houve tempos em que até acreditei em amor eterno..(afff...mas que tola eu fui).
O fato é que o tempo foi passando, e eu fui acumulando experiências, e meus conceitos foram se moldando, e eu fui desacreditando e formulando minhas novas teorias....
Acredito que o amor exista, eu mesma amo muita gente, os animais, o mundo, minha teoria de amor é o sentimente de respeito, compaixão e carinho entre os seres, e este com certeza está disseminado pelo mundo....
O que mudou mesmo foi minha teoria do amor conjugal, hoje entendi que o que chamamos de amor não passa de paixão, e que uma relação conjugal não passa de uma relação das mais egoístas, em que um precisa do outro para se sentir bem, feliz e satisfazer seus desejos sejam quais eles forem.
Confesso realmente que todas as vezes que amo surge aquela esperança "acho que agora vai ser bacana, vamos poder construir alguma coisa juntas", mas eis que outros interesses pessoais, familiares, empregatícios sempre se colocam entre eu e o ser amado, e eu sempre acabo ficando para trás...
Enfim, estou realmente chateada por ter visto o mundo como ele realmente é, esta nova visão do amor me chateia, não queria que fosse assim... amor é uma palavra tão linda, merecia sempre ter um final mais feliz nos relacionamentos....

Pois bem, não digo que eu vá mudar minhas atitudes, com certeza continuarei a mesma bobona, amando, me entregando loucamente, me doando ao máximo, mas pelo menos agora eu já tenho a consciência de como são as pessoas deste mundo, e para tentar não sofrer muito, sempre que estiver em um relacionamento estarei baseando o mesmo naquele velho poeminha de Vinicios de Moraes:
"Quero vivê-lo em cada vão momento"
"Mas que seja infinito enquanto dure."


SONETO DA FIDELIDADE
Vinícius de Morais
De tudo, meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor ( que tive ) :
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Namastê,
Nicole

11 comentários:

Giselly disse...

Nicole, ótimo texto. Compartilho da mesma opinião, acredito que as experiencias nos ensinam, como ja sabes vou torcer para que nos duas consigamos encontrar um outro final para o AMOR e que agora seja melhor. Giselly

Alemoa Nicole disse...

Obrigada pelo "ótimo texto"!!! E com certeza... a vida ensina...mas ao mesmo tempo nos deixa mais frios...menos iludidos com a vida...
beijocas...

Unknown disse...

Oi alemoa!

Na moral, acho que o amor não tem mesmo explicação... como diz algum autor, que no momento eu não lembro o nome... o amor não se explica... se sente! Talvez fosse mais fácil se conseguíssemos entendê-lo bem, e explicá-lo em palavras... os sentimentos nem sempre são fáceis! Mas que ótimo que eles existem... são eles que embelezam a nossa vida, e o mundo!

Sabe... eu tive muitos tropeços na caminhada do amor! Mas com todas as experiências a gente aprende, e nos meus tropeços não foi diferente... muitos aprendizados foram se formando e se acumulando, e permitindo que eu visualizasse o amor da forma como o percebo hoje! Ele é sim, o sentimento mais lindo e puro... e ele existe em todas as suas formas sim (amor familiar, paternal, fraternal, conjugal inclusive)! Não deixes os acontecimentos da vida te fazerem desacreditar nele! Acabei aprendendo, que em primeiríssimo lugar, devemos amar a gente mesmo! E que o segredo da felicidade, da alegria, da paz de espírito, está neste "primeiro amor"... aprendi que quando a gente busca o amor, no sentido conjugal... por mais bonito e romântico que possa parecer... não existem "metades" de alma que se encontram... existem dois "inteiros" que se encontram, e se complementam! Aprendi que não podemos desejar ser felizes quando encontrarmos esse amor verdadeiro... a felicidade tem que estar dentro da gente! Tem que depender da gente! A gente pode se entregar total sim... desde que não nos esqueçamos da gente! Aprendi que o amor é que nem uma florzinha... por mais forte que ele possa ser ou parecer, tal como a flor, ele precisa ser regado um pouquinho a cada dia... senão não resiste! E aprendi também que cada um tem um conceito de amor... e que nem sempre a pessoinha com a qual estamos tem o mesmo conceito dele! E daí não tem como dar certo, mesmo... Também acabei aprendendo que por mais que a gente deseje o amor (esse conjugal), encontrar a pessoinha certa, com a qual dividiremos os momentos de nossa vida, com a qual construiremos muitas coisas juntas... que por mais que o desejemos, temos que ir com calma nessa busca. Não se entregar rapidamente... dar tempo ao tempo. Criar expectativas, mas não ilusões... ter cuidado com a flor da gente também! Pode parecer meio egoísta, mas no fundo é o oposto disso... a gente tem que se bastar! Não pode depender do outro pra ser feliz, ou pra conseguir o que se deseja, etc... o outro tem que vir complementar a nossa vida! De uma forma que a vida seja sim muito mais linda e bela de ser vivida com o ser amado ao lado, mas não de forma que só seja assim, se ele estiver ao nosso lado! Aí realmente não é amor...

E em relação a amor eterno, eu acredito nele também... nunca deixei de acreditar! Mas realmente ele tem que ser eterno a cada dia! É a filosofia do "Carpe Diem"... aproveitemos o dia, amemos, sejamos felizes... e vivamos um dia de cada vez!

Tem umas frases do Antoine de Saint-Exery, do livro do Pequeno Príncipe, que acho que têm a ver com essa temática.. aí vão algumas:

"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem." --> sábio... e a gente nunca deve amar esperando receber o amor de volta... se é amor conjugal, mesmo, com o mesmo conceito de amor por ambas as partes... ambas as partes vão dar todo o amor que puderem... e ambas estarão felizes e satisfeitas!

"Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar... Ambos precisaremos um do outro. A gente só conhece bem as coisas que cativou. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!" --> às vezes as pessoas esquecem isso...

"Disse a flor para o pequeno príncipe: é preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas." --> temos que dar tempo ao tempo... algumas 'larvas' passarão pelas nossas vidas... mas na horinha certa a 'borboleta' se abre, entra no nosso jardim da vida, e lá fará moradia!

E enfim... acho que existem muitas frases e textos que falem sobre isso... sei que o momento é de descrença no amor conjugal... mas espero que com o tempo consigas acreditar nele de novo... pois ele existe sim! E tu mereces estar com uma pessoa que tenha o mesmo conceito de amor que tu... dá tempo ao tempo, que essa pessoinha vai aparecer sim... e fazer tu reveres novamente os teus conceitos e teorias rsrs...

Fica bem, ô colorada!!! :)

Beijo grande pra tu!

Unknown disse...

Bom... depois do tijolão, agora sim um comentário: o Blogger vai me bloquear quando vir que o usuário é Aninha!!!! kkkkkkkkk... jésuissss, ficou muito gigante!!!! hehehe... bjs!

Alemoa Nicole disse...

Nossa!! Como escreve esta Aninha...rsss
Pois concordo com tudo que falastes, já aprendi tudo isto lá em meados de 2007, que foi uma das épocas em que mais sofri, naquela data me entreguei total a depressão, foram dois meses terríveis emagrecendo, sem fome e só dormindo... foi naquela vez em que aprendi realmente a me amar, aprendi que minha felicidade só depende mesmo é de mim...foi um dos anos em que mais sofri na minha vida por isto e outros vários ocorridos, mas foi tb o ano em que eu mais cresci espiritualmente e como pessoa.
Desde aquele ano já não sou mais a mesma Nicole, mudei sim mas para melhor... estou sim realmente chateada nestes dias atuais, mas jamais me entregarei novamente a depressão, o que chateia é pensar que uma coisa que foi tão boa pode estar ficando pra trás...
Enfim, esta é a vida, viver, aprender, e se for necessário recomeçar sempre...
Obrigada pela visita no blog e pelas palavras de carinho...

Anônimo disse...

invadi!

i believe in soulmates...

nunca desista... não há nada mais importante, mais belo... acreditar que pode dar certo, até mesmo quando parece que não dará. acreditar, sempre! os anos passam, tudo muda, o tempo todo, pessoas vão, pessoas vêm, algumas ficam... e sim, ficam para sempre...

"Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir..."

beijos com muito carinho alemoa!

crespa..

Alemoa Nicole disse...

É... esta música é muito verdadeira... e eis a vida, um vai e vem de pessoas, emoções, enfim... mas com certeza todas, as que vão ou as que ficam sempre ficam na nossa lembrança, sempre aprendemos alguma coisa...
Viva la vida!!!!

André Lima disse...

Tempus fugit!

maria disse...

Ni,as desilusões ,fazem parte da vida e do crescimento.O ser humano é complico demais.
Mas não deixe de tentar,errar e um dia acertar lindamente,forever..
bjuxxx

Unknown disse...

Querida Nicole, não resistei e darei meu 'pitaco' rsrs.

Acredito no amor sim, mas sei q amor e paixão são duas coisas extremamente distintas. A paixão tem pressa, o amor sabe permanecer... Infelismente estamos acostumados a conceitos equivocados do amor, a ele são atribuidos características da paixão, sei lá pq... não somos avisados q o amor não é isso q as pessoas pregam. Uma vez pouvi uma expressão interessante: 'facas se afiam c/ facas, pessoas se afiam c/ pessoas', nunca mais esqueci... acredito q se trata de um desafio ter uma vida a dois. A dor existe, eu mesma já pensei q meu coração fosse se partir... mas estou aí, vivíssima da silva rsrs.
Adoro um trecho de um livro do Augusto Cury: 'Ser feliz é atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um
oásis no recôndito da sua alma'.

Imagino q seja por aí... nada de somente flores pelo caminho, mas tbm nada de somente perdas, há sempre encontros... uns por pouco tempo e outros pra vida toda. Amo uma música podre de antiga q tem um pedacinho exatamente assim:
"...qualquer dia,
qualquer hora
a gente se encontra
pra falar de amor
seja onde for..."

Acredito muito nisso, no momento certo, pra encontrar alguém com quem a gente possa realmente falar de amor.
Sofrer faz parte, desistir não !

Beijinhos ...

Comentarista Abalizado disse...

O amor é só uma construção cultural.

As pessoas pensam que amam... mas, na verdade, têm interesses variados. Pode ser atração física, dinheiro, conforto, companhia, qualquer coisa. Mas, assim que saciada, assim que passada, o que chamavam de amor também termina.

O amor só é eterno em livros...