quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Piadas e preconceito!! (Por Nicole)

Diariamente vejo minhas caixas de e-mail lotadas de piadas... Algumas delas são inofensivas, já outras que podem parecer bobas carregam uma carga enorme de preconceito.
Uma destas piadas contava sobre um rapaz que acordou pela manha e descobriu que estava com uma amnésia por conta de um acidente de carro, e assim ele foi se redescobrindo no decorrer do dia, descobriu que era vesgo após se olhar no espelho, que era argentino após olhar seu passaporte, que era paraplégico após olhar para a cadeira onde estava sentado, que era gay após seu namorado o chamar, e assim foi, descobriu tb que era desempregado, gago, careca, colorado, favelado, e assim foi, até seu namorado o chamar pra ir pra convenção do PT, e entao ele entrou em desespero.
Vcs já pararam para pensar na carga de preconceito que este tipo de piada carrega??
Sempre que eu recebo este tipo de piada respondo dizendo que não achei a minima graça, e as pessoas dizem que sou uma boba, pq era apenas uma piadinha. Minha opinião sobre o assunto:
Existem e-mails que podem ser de oposição ou discordância com meus pensamentos e filosofias, mas se tiverem conteúdo e nos fizerem refletir sobre este conteúdo tão valendo, quando forem só deboche, acho que só desagrega, não nos acrescentam em nada, apenas reafirmam mais e mais o preconceito nesta sociedade que já é difícil de se conviver e principalmente de se incluir as "diferenças"...
O caso é que mexe comigo mesmo...tenho minhas lutas... minhas crenças... lutas por inclusão, respeito entre as pessoas... e e-mails como estes as vezes são um choque pra mim pq penso que ainda temos muito a melhorar, fico com medo de que a nossa sociedade não mude, podem ser mails de brincadeira, mas é na brincadeira que muitas vezes conceitos se afirmam e preconceitos se mantém... convido todos a refletirem sobre o assunto, vale a pena repassar tal conteúdo? vai agregar alguma coisa boa para alguém?? Pensem nos gays, deficientes... são todas pessoas normais, e todos merecem nosso respeito... o que muitas vezes não acontece em nossa sociedade...
Namastê...
Nicole (05/02/09)

6 comentários:

Anônimo disse...

Texto ótimo, muito bom mesmo. Concordo plenamente com isto.

Tu é demais!

Alemoa Nicole disse...

:) que bom que gostou!! Obrigada! Quero ver se começo a escrever mais coisas minhas...
Bjs..

André Lima disse...

A Nic é a maior idealista que eu conheço. Isto é um elogio! (Achei importante deixar claro.)

Eu concordo também. Freqüentemente (com tremas) recebo e-mails deste tipo e tabém respondo sempre que acho que pegaram muito pesado. mas sabe Nic, não sei se acretdito na melhora das coisas, na mudança sim, essa eu vejo sempre, em tudo! tudo está em movimento, às vezes pra melhor. Acho que o indivíduo é intencional, faz as coisas como ele quer que elas sejam, mas a dupla moral ainda atrapalha. É nesse ponto que eu acho que cada coisa começa a ir para um lado. Enfim, coisas...

Faço votos de que continue postando os próprios textos. É boa de idéias!

Alemoa Nicole disse...

pois o ser humano é um ser tão egoista... resta a nós (e isto inclui vc) que não somos tentar mudar e melhorar nem que seja um pouquinho...
obrigada pelo elogio... tentarei escrever mais...

Anônimo disse...

olá, Nicole :) sou do blog goldachape e vi o que você escreveu sobre o meu texto :) obrigada pelo apoio! se quiser add, meu msn é artefinal__@hotmail.com

em tempo, muito bons seus textos!

Unknown disse...

Aeee vermelhinha!! Bacana colocares os teus escritos também!! Tu escreves bem!! =)

Essa coisa de receber as informações, e repassá-las sem crivo, sem crítica, sem reflexão... é um sintoma da nossa sociedade atual. Poucas pessoas se questionam... a maioria recebe passivamente a informação, e a absorve. E a repassa... por isso que a o consumismo está aí desenfreado... o marketing se aproveitando... e as desigualdades crescendo. As pessoas só absorvem. As coisas não podem ser assim... temos que reacender de novo essa "chama" de reflexão, de questionamento... que já existiu em épocas anteriores na sociedade! Temos que resgatar isso, e não se deixar perder! É algo possível... só que exige mais gasto de energia. Talvez por isso seja mais fácil absorver passivamente... mas o mais fácil nem sempre é o melhor! Como tu falaste, as pessoas dizem sim que é bobagem tu responder apontando o preconceito implícito, por exemplo... mas nem por isso a gente deve parar de apontar, não! Refletir não é tarefa fácil... mas acho que está no momento de exercitarmos isso! Por mais bobagem que pareça, ou comentários "negativos" dos amigos/conhecidos... não sejamos mais uma "esponja do sistema"... tenhamos essa capacidade de questionar, de argumentar... de refletir. Não vamos nos engessar... o gesso, duro e imobilizado, é facilmete quebrado e manipulado!