domingo, 13 de abril de 2008

The Doors of Perception


Inspirada no show do Doors... me pus a refletir, e resolvi trazer alguma coisinha sobre aquele que inspirou o nome da banda, o livro As portas da Percepção de Aldous Huxley... li o livro já fazem alguns anos...

No livro, Huxley conta sobre suas experiencias alucinógenas após o uso da mescalina... eis alguns trechos do livro:


``Em um mundo onde a educação é transmitida principalmente através da palavra, às pessoas de grande instrução torna-se quase impossível dar séria atenção a quaisquer outras coisas que não sejam palavras ou idéias ... Os conhecimentos objetivos que nos permitem tomar contato direto com determinados fatos de nossa existência são quase que completamente desprezados``.


``... Mas quando se trata de querer saber como cada um de nós, nossos filhos e netos, poderemos nos tornar mais perceptíveis, mais intensamente cônscios da realidade interior e exterior, mais acessíveis ao Espírito, menos aptos a adoecer vítimas de nossos próprios erros psicológicos e mais capazes de controlar nosso sistema nervoso autônomo -- quando, pois, se trata de qualquer forma de educação mais objetiva (e, portanto, mais provável de alcançar aplicação prática), não haverá pessoa respeitável, em qualquer universidade ou igreja de renome, que faça qualquer coisa em seu benefício``.


Segundo Huxlei o cérebro humano filtra a realidade de modo a não permitir a passagem de todas as impressões e imagens que existem efetivamente, esta filtragem seria mais ou menos como uma espécie de proteçao nossa, por isto, para ele, a utilização da mescalina ajudaria a gente nesta percepção do mundo e "tudo apareceria para o homem tal como é: infinito."


Enfim... não quero com estas palavras incentivar de jeito maneira ninguém a usar drogas, até porque sou a criatura mais cara limpa deste mundo e ao contrario de Huxlei, acho que só conseguimos perceber o mundo de cara limpa mesmo... o que quero mesmo é indicar a leitura de Aldous Huxley (LEIAM ADMIRÁVEL MUNDO NOVO) e refletir um pouco, sobre que realmente precisamos abrir as portas da percepção para o mundo, perceber melhor as sutilezas do mundo, a beleza das pessoas e o quanto poderemos ser felizes se soubermos amar cada dia mais e o quanto seremos felizes quando realmente nos desapegarmos de futilezas para viver realmente a vida em sua essência...

Enfim... leiam Aldoux Huxlei, ele com suas histórias, metáforas, consegue nos levar a ótimas reflexões sobre a vida e a realidade do mundo em que vivemos.

Paz e luz...


2 comentários:

Ina disse...

Oi Florrrrr!
Passei aqui no teu bolg pra deixar um beiju e te dizer que estamos bem contentas de estarmos mais pr�ximas de ti!

Abra�oooooo

Unknown disse...

Olá!!!

Nhonha, pelo que entendi a mescalina é o princípio ativo, né? E qual o nome da substância que tem isso? Dá até vontade de experimentar! ehuehuehue zoeira... mas seria interessante viver sem esse filtro, ainda que por alguns instantes.

beijos