sábado, 8 de março de 2008

O texto da mulher

Nesta data tão especial não poderia deixar de prestar uma homenam a este que é o ser mais maravilhoso, sublime, forte, complexo e lindo que existe... a mulher...
Todo o dia é o nosso dia, parabéns a nós que vivemos numa luta diária por nosso espaço, uma luta por respeito, respeito as nossas idéis e tb ao nosso corpo que constantemente é assediado e exposto como se fossemos objetos bonitos mas descartáveis... Parabéns a nós, que todo o mês sangramos... Parabéns a nós que mesmo neste turbilhão de hormonios, preconceitos e dificuldades conseguimos superar tudo, sempre amando muito e mostrando a força que só a gente tem...

O texto da mulher
Gabriela Mello Barbosa
O texto da mulher tem perfume que às vezes se sente só pelo título. Tem todo o jeito de quem anda por andar, sinceramente sem querer chegar a lugar nenhum. O texto da mulher dá pra ver que demorou muito tempo pra ficar pronto, e ainda não está. Dá pra ver que uma mulher escreve pra outra — pra outra completar. O texto da mulher tem um silêncio gostoso de se ouvir e pronto para ser quebrado. Tem natureza própria: vento que sopra a cara e provoca os cabelos; lua que, nua, se banha no mar — festa nos navios negreiros...! O texto da mulher dá orgulho: a gente fica lendo, boba, descobrindo um monte de coisas que já sabia e que só precisava lembrar. O texto da mulher fecha os olhos quando faz carinho, como se fosse ele o acarinhado... todo texto de mulher tem um filho no presente e um amante no passado. O texto da mulher faz arte: colore o que passa em branco na vida e pára o que passa rápido demais — põe o pé na frente e zás! Segue soberba, sabe que não adianta olhar — não para trás. O texto da mulher parece sempre que foi a gente que escreveu —- será uma concatenação de saudades e esperanças comuns, ou alguém me esmiuçou sem eu deixar? O texto da mulher treme, grita, chora e comemora em uma só língua; e faz a gente pensar que somos, todas, fragmentos de uma mesma criatura com dois lindos seios e um santo ventre, que caiu, quebrou e nos espalhou um dia. O texto da mulher vale a pena a qualquer hora: de manhã, à tarde, de noite... Esteja a solidão aqui, ou batendo na porta, do lado de fora.

Um comentário:

Unknown disse...

Aeee!!!! Bacana a homenagem para nós, mulheres! Feliz nosso dia pra ti Nic! E pra toda a mulherada que passar pelo blog, e também para as que não passarem, rs! :)

Tem um texto bacaninha que recebi, chamado Alma de Mulher... é assim (agora eu faço a homenagem, rsss):

Nada mais contraditório do que "ser mulher"...

Mulher que pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor.

Que vive milhões de emoções num só dia e transmite cada uma delas, num único olhar.

Que cobra de si a perfeição e vive arrumando desculpas para os erros, daqueles a quem ama.

Que hospeda no ventre outras almas, dá a luz e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gerou.

Que dá as asas, ensina a voar mas não quer ver partir os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.

Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda que seu amor nem perceba mais tais detalhes.

Que como uma feiticeira transforma em luz e sorriso as dores que sente na alma, só pra ninguém notar.

E ainda tem que ser forte, para dar os ombros para quem neles precise chorar.

Feliz do homem que por um dia souber entender a alma da mulher!

****

E não só do homem no sentido do masculino! Infelizmente muitas mulheres também não entendem a alma de outras mulheres, ou nem mesmo sua própria alma, e a força e o amor que carregam dentro de si!

Felicidades a todas nós! Que todos os dias lutemos pelo respeito, pela consideração, pelo amor e por tudo mais que merecemos... e que vençamos a "luta"! :)

Beijocas!