segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O GRENAL e a irracionalidade humana.


Ontem, como boa colorada que sou assisti o GRENAL 374 que foi vencido pelo meu Inter.
Como todo sabem o GRENAL é um dos maiores clássicos que existe, beleza que tem se ofuscado por conta da violência que cada uma destas partidas acaba acarretando em todo o estado, violência não só por conta dos torcedores como tb por conta da policia.
Como faço tradicionalmente quando os jogos do colorado não são no Beira Rio, ontem vesti minha camisa vermelha e me mandei pro buteco da esquina. O caso é que em dias de GRENAL o meu buteco é o buteco dos colorados e o buteco do outro lado da rua é o buteco dos gremista, então, existe o "corpo a corpo" dos torcedores durante toda a partida, fato já conhecido pela nossa "espetácular" e "preparada"policia militar.

O jogo ainda transcorria normalmente quando aos 15 minutos do segundo tempo o bicho homem quis mostrar sua animosidade... começo a pensar onde anda a racionalidade deste bicho homem?? Como pode alguém perder toda a noção de limites e partir para a agressão pra cima de alguém pq este alguém é de um time diferente... passo a achar que futebol já está fazendo parte da personalidade das pessoas, e algumas pessoas deixaram de enxergar que a disputa que acontece no campo não precisa se repetir nas ruas...
O fato é que começou um quebra pau entre dois rapazes, então a policia interviu... só que vieram com sua cavalaria e suas espadas desembainhadas pra cima de todo mundo, daí foi gente correndo, copos voando, cadeiras no chão... a policia prendeu os dois brigões e acabou com a festa de todo mundo, desligaram todas as TVS que tinham nos butecos dos arredores.
Perguntas que não querem calar:
-Pq tanta incompetência da policia?? Pq permitiram que a briga acontecesse pra então intervir?? E por que agir com tanta violência pra cima de todos, homens, mulheres, crianças??
- Por que brigar?? Além de perder ou vencer em campo é tb necessário se mostrar mais forte fora dele?? Nas ruas??
Há quem odeie futebol, há quem considere que são um bando de babacas correndo atrás de uma bola e tb um bando de babacas que gastam assistindo jogos de jogadores burros milionários...
Sei que o futebol é sim tb o ópio do povo, que é uma paixão nacional... e eu, que amo futebol, que sempre defendi o futebol, vejo agora que temos sim babacas e imbecis que assistem futebol e que querem fazer dele uma guerra, como se fossem duas raças diferentes que se odeiam, uma querendo dizimar a outra...
Chega!!! O Holocausto já passou!!!
(ópio do povo - Uma referência a Karl Marx e a sua idéia de religião como o ópio do povo)
A propósito... pensando agora nas brigas, no meu texto anterior sobre piadas preconceituosas... pergunto aos gremistas que cantam a seguinte e infeliz música para nós colorados: "Chora macaco imundo, que nunca ganhou de ninguém!!" Qual a sensação de vocês após a derrota? Vcs por acaso são ninguém?? Barcelona, Boca Juniors e Internazionale são ninguém?? Este tipo de música é totalmente preconceituosa, só desagrega e gera ódio entre gremistas e colorados... Vale a reflexão!!!

Um abraço da Alemoa




quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Piadas e preconceito!! (Por Nicole)

Diariamente vejo minhas caixas de e-mail lotadas de piadas... Algumas delas são inofensivas, já outras que podem parecer bobas carregam uma carga enorme de preconceito.
Uma destas piadas contava sobre um rapaz que acordou pela manha e descobriu que estava com uma amnésia por conta de um acidente de carro, e assim ele foi se redescobrindo no decorrer do dia, descobriu que era vesgo após se olhar no espelho, que era argentino após olhar seu passaporte, que era paraplégico após olhar para a cadeira onde estava sentado, que era gay após seu namorado o chamar, e assim foi, descobriu tb que era desempregado, gago, careca, colorado, favelado, e assim foi, até seu namorado o chamar pra ir pra convenção do PT, e entao ele entrou em desespero.
Vcs já pararam para pensar na carga de preconceito que este tipo de piada carrega??
Sempre que eu recebo este tipo de piada respondo dizendo que não achei a minima graça, e as pessoas dizem que sou uma boba, pq era apenas uma piadinha. Minha opinião sobre o assunto:
Existem e-mails que podem ser de oposição ou discordância com meus pensamentos e filosofias, mas se tiverem conteúdo e nos fizerem refletir sobre este conteúdo tão valendo, quando forem só deboche, acho que só desagrega, não nos acrescentam em nada, apenas reafirmam mais e mais o preconceito nesta sociedade que já é difícil de se conviver e principalmente de se incluir as "diferenças"...
O caso é que mexe comigo mesmo...tenho minhas lutas... minhas crenças... lutas por inclusão, respeito entre as pessoas... e e-mails como estes as vezes são um choque pra mim pq penso que ainda temos muito a melhorar, fico com medo de que a nossa sociedade não mude, podem ser mails de brincadeira, mas é na brincadeira que muitas vezes conceitos se afirmam e preconceitos se mantém... convido todos a refletirem sobre o assunto, vale a pena repassar tal conteúdo? vai agregar alguma coisa boa para alguém?? Pensem nos gays, deficientes... são todas pessoas normais, e todos merecem nosso respeito... o que muitas vezes não acontece em nossa sociedade...
Namastê...
Nicole (05/02/09)